terça-feira, 27 de março de 2012

Observação


Uma das estratégias mais difundidas para o ensino de ciências, mais especificamente para temas relacionados à biologia, à ecologia e matérias afins, é o uso da “observação de fenômenos”. A ideia básica é a de que se o aluno for capaz de identificar os fenômenos naturais por meio da observação, poderá assimilar mais facilmente os conteúdos a ele subjacentes.

Todos nós podemos descrever o que vemos ao observar determinado objeto. No entanto, é possível melhorar nossa percepção buscando detalhes no objeto observado.

A observação com fins educativos deve ser uma atividade intencional e planejada. Deve envolver perguntas específicas sobre os objetos enfocados e desenvolver cada vez mais a capacidade de análise do aluno. Exige, também, atenção e atitude reflexiva do observador.

Portanto, ao organizarmos atividades cujo objetivo principal seja a observação, precisamos:
• tornar claro o objetivo da atividade antes do início do trabalho;
• planejar com os alunos o desenvolvimento da observação;
• conduzir a atenção dos alunos para os detalhes e pontos importantes;
• conduzir a observação de modo a evitar a dispersão dos alunos.

A observação pode envolver ou não todos os sentidos. Ela pode ser realizada por meio do contato direto com o objeto de estudo: plantas, animais, lugares, enfim, tudo que for possível observar. Nesse caso, as impressões são obtidas com todos os sentidos. Pode-se, ainda, utilizar instrumentos especiais, como microscópio, telescópio, fotos, filmes, gravuras, observando indiretamente o objeto de estudo, para se obter, principalmente, impressões visuais sobre ele.

Outro aspecto a salientar é que, além das observações dirigidas, com roteiros previamente estabelecidos, deve-se dar à criança a oportunidade de observar livremente, seguindo seus próprios interesses e as habilidades de análise já desenvolvidas. Alertamos aos professores que, embora a observação seja uma estratégia de grande valia no ensino de ciências, existe o risco de que, em observações realizadas em aulas práticas ou trabalhos de campo, os alunos possam ver somente aquilo que estão preparados para ver, e não aquilo que, necessariamente, constitui o objetivo da observação.

Texto organizado pelas autoras tendo como fonte o livro: Um olhar comprometido com o ensino de ciências / Amélia Porto, Lizia Ramos, Sheila Goulart. -- 1. ed. -- Belo Horizonte : Editora FAPI, 2009.

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