Modelos utilizados para o estudo do corpo humano
Autoras: Lízia Ramos e Amélia Porto
O uso do modelo é recomendado
preferencialmente em situações nas quais não é possível observar o objeto de
estudo no próprio entorno. A construção de modelos é também usada para
representar aspectos da realidade de um objeto investigado.
Eles podem ser construídos pelas crianças junto com o professor ou ser apresentado por ele às crianças. Atualmente, encontramos uma variedade muito grande desse tipo de recurso, até mesmo utilizando a realidade virtual. Ao optar pelo uso de modelos, observe e avalie se os recursos disponíveis e as habilidades exigidas para construí-los estão adequados ao nível de escolaridade dos seus alunos. Quando constituírem uma dificuldade a mais, o uso dos mesmos deve ser reavaliado.
Ao estudar os diversos sistemas que integram o corpo humano, a construção de modelos pode ser um excelente recurso de aprendizagem. Pode-se construir modelos que representem o sistema respiratório, um estetoscópio, o sistema circulatório, articulação do braço entre outros.
O modelo exemplificado possibilita aos alunos visualizarem como os ossos, os músculos e as articulações participam dos movimentos do braço e do antebraço. O modelo do braço e antebraço foi construído com um pedaço de papelão grosso; um metro de elástico; um percevejo; lápis e tesoura.
No modelo, do sistema respiratório, os balões pequenos representam os pulmões; o balão maior, o músculo diafragma; os canudinhos, as vias aéreas; e a garrafa PET, a caixa torácica.
Material:canudo, rolha, garrafa PET, balões pequenos e balão grande.
O modelo de sistema respiratório contribui para o entendimento do que acontece com o ar no corpo durante a respiração pulmonar.
O estetoscópio, por exemplo, é outro modelo que pode ser construído pelas crianças utilizando materiais como funil, balão de borracha, pedaços de mangueira, fita crepe para prender o balão e emendar as mangueiras.
Usando um estetoscópio, as crianças podem ouvir os diferentes sons do corpo.