O trabalho de campo permite a integração da criança com o ambiente onde ela vive, possibilitando o desenvolvimento de atitudes de preservação e cuidados com a natureza. A criança precisa conhecer o ambiente e seus recursos disponíveis e analisar de maneira crítica as interações e as transformações ambientais. Embora o valor didático dessa atividade seja inquestionável, muitos professores deixam de realizá-la por vários motivos, entre os quais destacamos: dificuldades no ambiente escolar para obter autorização dos pais e ou da direção, na obtenção de meio de transporte, no tempo para organizar a atividade, medo de acidentes, insegurança no manejo da classe e quanto ao local a ser visitado.
· o local escolhido (que deverá ser aquele que
oferece maiores possibilidades de observação);
· os cuidados que deverão tomar;
· os limites necessários ao bom andamento do
trabalho;
· os materiais que vão ser utilizados;
· a organização dos grupos de estudo;
· o que e como coletar;
·
os registros que farão.
Assim, o planejamento, o entrosamento dos alunos, os
conhecimentos, as habilidades e competências, bem como a avaliação proposta
antes, durante e depois dessa atividade, podem garantir sucesso, que associa
prazer e aprendizado. A visita ao local do trabalho de campo antes da
realização da atividade possibilita uma análise dos aspectos positivos e
negativos que o espaço oferece para orientar o olhar dos alunos, ainda em sala,
para os aspectos que vão ser observados.
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