sexta-feira, 13 de abril de 2012

Uso e construção de modelos


Autoras: Lízia Ramos e Amélia Porto

O modelo é um apoio visual concreto que contribui para construirmos uma imagem mental, uma ideia, do objeto de estudo por suas semelhanças, quando não é possível observar o próprio objeto. O uso desse recurso é recomendado preferencialmente em situações nas quais não é possível observar o objeto de estudo no próprio entorno. A construção de modelos é também usada para representar aspectos da realidade de um objeto investigado.

Eles podem ser construídos pelas crianças junto com o professor ou ser apresentado por ele às crianças. Atualmente, encontramos uma variedade muito grande desse tipo de recurso, até mesmo utilizando a realidade virtual. Ao optar pelo uso de modelos, observe e avalie se os recursos disponíveis e as habilidades exigidas para construí-los estão adequados ao nível de escolaridade dos seus alunos. Quando constituírem uma dificuldade a mais, o uso dos mesmos deve ser reavaliado.

Esse recurso no ensino de ciências é muito recomendado, principalmente, na área de astronomia, em que os objetos de estudo estão mais distantes e, muitas vezes, fora do alcance visual. Por outro lado, esse recurso não deve substituir observações e experiências diretas quando elas são possíveis.

O globo terrestre é um apoio visual concreto que nos permite visualizar a imagem do nosso planeta, sendo o seu uso imprescindível quando se ensina a formação dos dias e das noites e as estações do ano, por exemplo.

Ao estudar o ambiente pode-se construir um modelo de ecossistema em uma garrafa pet.




Foto: Marina Rocha
O terrário é um modelo de ecossistema em que seres vivos e não vivos realizam trocas entre si, permitindo a vida. Ele pode ser montado usando uma garrafa grande de plástico; tesoura sem ponta; pedras, areia e terra com húmus; pequenas mudas de vegetais, como samambaia, avenca e musgo; bichinhos que vivem no solo: tatuzinhos de jardim, minhocas, formigas e caramujos.

Segundo os PCNs -Temas transversais, “ampliar e aprofundar o conhecimento da dinâmica das interações ocorridas na natureza, dá consistência a argumentação em defesa e proteção daquilo que as pessoas amam e valorizam”. Por isso, aproveite o modelo de ecossistema montado em uma garrafa para explorar os ciclos da natureza e a troca de materiais que ocorre entre os componentes bióticos e abióticos, assim como as consequências das alterações nessas trocas, provocadas pela ação humana, para o equilíbrio ambiental.




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