quarta-feira, 16 de maio de 2012

Tecnologia da Informação e Comunicação e o Ensino de Ciências Naturais


Texto relativo a Coleção:  O uso do vídeo em diferentes situações de aprendizagem

                                                                                                          Amélia Porto - Lízia Ramos

           A sociedade globalizada é marcada pelo domínio da imagem, propagada pelos mais diversos meios de comunicação, que apresenta aos nossos olhos, um mundo virtual onde tudo parece acessível. Nessa ótica, os conceitos tradicionais perdem espaço, e novas formulações teóricas buscam explicar, questionar e direcionar um espaço dominado pela virtualidade e possível de ser acessado por todos ao mesmo tempo.  À luz de uma era marcada pelo avanço da tecnologia e pela valorização da imagem e movimento, a utilização de vídeos no processo de ensino e aprendizagem em Ciências Naturais, inova a prática metodológica e dinamiza a apreensão dos conceitos pelos alunos.  O vídeo é uma tecnologia com grande potencial para uso na educação, capaz de apoiar o desenvolvimento de habilidades mentais e a aquisição de conhecimentos específicos, além de trazer à sala de aula realidades distante dos alunos. Torna-se assim um instrumento que possibilita aguçar o olhar do aluno sobre os fenômenos naturais e o mundo onde ele vive.

Com a popularização das tecnologias de informação e dos meios de comunicação, abre-se um campo com possibilidades maiores para a utilização de recursos audiovisuais que podem ser trabalhados em sala de aula, como apoio didático ou como estratégia de avaliação de determinado tema ou conteúdo.

 A linguagem audiovisual apresenta muitas possibilidades de utilização didática. Os vídeos possibilitam, entre outros aspectos, um olhar interior sobre determinada questão e a análise do que foi observado além de fornecer ao aluno subsídios para o debate de determinado tema favorecendo a elaboração de comparações com o seu cotidiano ou sua realidade. Na elaboração do trabalho o professor deve estar atento também à temática escolhida, à linguagem que deve ser adequada ao ciclo trabalhado. Qualquer que seja a atividade escolhida, o trabalho de sensibilização anterior é fundamental para o seu desenvolvimento satisfatório.

            A introdução das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) no ensino, e em particular, no ensino das Ciências Naturais, origina uma mudança nos papéis de todos os participantes do ensino e aprendizagem. Esta mudança, quando incorporada pelo professor, pode trazer solução para alguns problemas que acompanham o ensino como

·        a melhoria da sua qualidade;

·        o combate à indisciplina e ao insucesso;

·        o despertar da motivação;

·        o desenvolvimento de competências.

             Dentro dessa perspectiva o professor passa de um expositor do conteúdo para o de mediador da aprendizagem do aluno. Nesse processo o papel do aluno também sofre algumas alterações:

·        seu sentido crítico fica mais apurado;

·        amplia sua capacidade de análise e síntese;

·        torna-se mais autônomo.

             Tanto o professor quanto o aluno aprendem a utilizar de forma mais hábil e eficiente as novas tecnologias, constroem conhecimento, solucionam problemas reais, tornam-se consumidores e produtores de informação e editores daquilo que produzem.

             Os teóricos apontam como prioridade no ensino de Ciências

·        resolução de problemas autênticos;

·        confronto de pontos de vista;

·        análise crítica dos argumentos apresentados;

·        discussão dos limites de validade de conclusões alcançadas;

·        saber formular novas questões;

·        pesquisa e atividades experimentais;

·        trabalho colaborativo;

·        abordagem interdisciplinar de temas contemporâneos;

·        compreensão das inter-relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade.

               Nesta perspectiva, o uso da tecnologia na sala de aula é uma ferramenta útil para atingir as prioridades do ensino das ciências contribuindo para que o aluno passe a explorar com mais autonomia as maneiras de procurar, selecionar, analisar e discutir informação.

 Referências

LIMA, Rafaela. O vídeo na sala de aula: breve reflexão a partir das contribuições de Mario Kaplún e Paulo Freire. Disponível em: www.aic.org.br/metodologia/o_video_na_sala_de_aula.pdf - Acesso em 14/05/2012.

MORAN, José Manuel. O Vídeo na Sala de Aula. Artigo publicado na revista Comunicação & Educação.São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995.

MORAN, José Manuel. Vídeos são instrumentos de comunicação e de produção. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/videos.htm - Acesso em 14/05/2012.

Sugestão de leitura sobre o assunto

FINGER, Johanna Emile; SILVEIRA, Jonathan dos Santos; PINHEIRO, Soraia Gracelides. Recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de ciências e biologia. Disponível em:
http://www.webartigos.com/artigos/recursos-tecnologicos-como-estrategias-de-aprendizagem-no-ensino-de-ciencias-e-biologia/17705/ - Acesso em 15/05/2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário