Texto relativo a Coleção: O uso do vídeo em diferentes situações de aprendizagem
A sociedade globalizada é marcada
pelo domínio da imagem, propagada pelos mais diversos meios de comunicação, que
apresenta aos nossos olhos, um mundo virtual onde tudo parece acessível. Nessa
ótica, os conceitos tradicionais perdem espaço, e novas formulações teóricas
buscam explicar, questionar e direcionar um espaço dominado pela virtualidade e
possível de ser acessado por todos ao mesmo tempo. À luz de uma era marcada pelo avanço da
tecnologia e pela valorização da imagem e movimento, a utilização de vídeos no
processo de ensino e aprendizagem em Ciências Naturais, inova a prática
metodológica e dinamiza a apreensão dos conceitos pelos alunos. O vídeo é uma tecnologia com grande potencial
para uso na educação, capaz de apoiar o desenvolvimento de habilidades mentais
e a aquisição de conhecimentos específicos, além de trazer à sala de aula
realidades distante dos alunos. Torna-se assim um instrumento que possibilita
aguçar o olhar do aluno sobre os fenômenos naturais e o mundo onde ele vive.
Com a popularização
das tecnologias de informação e dos meios de comunicação, abre-se um campo com
possibilidades maiores para a utilização de recursos audiovisuais que podem ser
trabalhados em sala de aula, como apoio didático ou como estratégia de
avaliação de determinado tema ou conteúdo.
A linguagem
audiovisual apresenta muitas possibilidades de utilização didática. Os vídeos possibilitam,
entre outros aspectos, um olhar interior sobre determinada questão e a análise
do que foi observado além de fornecer ao aluno subsídios para o debate de
determinado tema favorecendo a elaboração de comparações com o seu cotidiano ou
sua realidade. Na elaboração do trabalho o professor deve estar atento também à
temática escolhida, à linguagem que deve ser adequada ao ciclo trabalhado.
Qualquer que seja a atividade escolhida, o trabalho de sensibilização anterior
é fundamental para o seu desenvolvimento satisfatório.
A introdução das TIC (Tecnologia da
Informação e Comunicação) no ensino, e em particular, no ensino das Ciências Naturais,
origina uma mudança nos papéis de todos os participantes do ensino e
aprendizagem. Esta mudança, quando incorporada pelo professor, pode trazer
solução para alguns problemas que acompanham o ensino como
·
a melhoria da sua qualidade;
·
o combate à indisciplina e ao insucesso;
·
o despertar da motivação;
·
o desenvolvimento de competências.
·
seu sentido crítico fica mais apurado;
·
amplia sua capacidade de análise e síntese;
·
torna-se mais autônomo.
·
resolução de problemas autênticos;
·
confronto de pontos de vista;
·
análise crítica dos argumentos apresentados;
·
discussão dos limites de validade de conclusões
alcançadas;
·
saber formular novas questões;
·
pesquisa e atividades experimentais;
·
trabalho colaborativo;
·
abordagem interdisciplinar de temas contemporâneos;
·
compreensão das inter-relações entre a Ciência, a
Tecnologia e a Sociedade.
LIMA, Rafaela. O
vídeo na sala de aula: breve reflexão a partir das contribuições de Mario
Kaplún e Paulo Freire.
Disponível em: www.aic.org.br/metodologia/o_video_na_sala_de_aula.pdf - Acesso em
14/05/2012.
MORAN, José Manuel. O Vídeo na Sala de Aula. Artigo
publicado na revista Comunicação & Educação.São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a
35, jan./abr. de 1995.
MORAN, José Manuel. Vídeos são instrumentos de comunicação e de produção. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/videos.htm - Acesso em 14/05/2012.
Sugestão de leitura sobre o assunto
FINGER, Johanna Emile; SILVEIRA, Jonathan dos Santos; PINHEIRO, Soraia Gracelides. Recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de ciências e biologia. Disponível em:
http://www.webartigos.com/artigos/recursos-tecnologicos-como-estrategias-de-aprendizagem-no-ensino-de-ciencias-e-biologia/17705/ - Acesso em 15/05/2012.
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