quarta-feira, 16 de maio de 2012

Importância da leitura no processo de ensino e aprendizagem


          Nas últimas décadas, principalmente a partir do desenvolvimento das ideias construtivistas no processo de construção do conhecimento, muito se tem escrito e falado da qualidade da leitura como elemento indispensável ao processo de aprendizagem. Não basta ler; é essencial que, além da decodificação do código da escrita, a leitura tenha significado para o leitor, o que envolve outros processos, como compreensão e interpretação do que está sendo lido, atribuindo-lhe sentido. Um leitor competente deve reconhecer as palavras e seus significados, ser capaz de identificar e corrigir erros gramaticais ou ortográficos, estar habilitado para sintetizar o conteúdo do que lê discutindo com competência e identificando as ideias principais, estabelecer conexões com ideias de outras fontes e, assim, chegar às conclusões. Portanto, para ler com competência, é necessário saber transformar as informações em conhecimento.

           A leitura feita de forma significativa nos permite internalizar informações de uma forma mais estruturada e adquirir a capacidade de ver as coisas com novos sentidos, novas perspectivas, constituindo-se, também, uma nova forma de apropriação da realidade na qual estamos inseridos. Assim, independentemente do tipo de leitura que façamos, seja de natureza informativa ou não, ela estabelece uma relação com o mundo real, despertar-nos o imaginário e a criatividade, colocando-se como mediadora entre as pessoas, facilitando a interação.

           O primeiro passo para a realização de uma boa leitura é procurar um local tranquilo, onde se possa concentrar no que se está fazendo. Ao iniciar-se uma leitura, deve-se procurar selecionar as palavras de cujos significados se tenha dúvidas e, posteriormente, recorrer ao dicionário em busca daqueles que lhes deem maior sentido no contexto lido. Deve-se identificar, também, a parte principal e a conclusão do autor e verificar se concorda com o que foi lido. Para ler bem um livro científico, o ideal é iniciar pela capa e pela folha de rosto, verificando se o título dá pistas sobre a leitura que será realizada. Posteriormente, observar o nome do (a) autor (a). Ele soa familiar? Outra característica importante para identificar o conteúdo do livro é relacioná-lo com as referências bibliográficas. Além disso, é importante prestar atenção no sumário, sabendo, assim, quais conteúdos serão abordados.

          Discutir com outras pessoas as ideias abordadas na leitura pode ajudar a verificar se as conclusões tiradas estão corretas, bem como apreender ideias diferentes. Se for uma leitura difícil, leia várias vezes; isso permitirá compreender melhor o texto. Ao encontrar expressões especializadas (de biologia, astronomia, química, por exemplo), deve-se procurar conhecer e anotar o significado delas. Assim, além de enriquecer o vocabulário, haverá uma correta interpretação da leitura.

           Leituras de jornais, revistas, histórias em quadrinhos e de livros de literatura podem ser realizadas de forma mais descontraída, uma vez que esse tipo de leitura, normalmente, é utilizado como forma de entretenimento. É importante atentar-se, no entanto, para a compreensão das ideias principais abordadas naquilo que se está lendo. A leitura de histórias em quadrinhos é muito importante para se aprender a relacionar a imagem com a linguagem. As imagens servirão de dicas para que se compreenda o que está sendo lido, bem como para ajudar a desenvolver o prazer pela leitura.

          Professor: compete a você incentivar nos alunos o hábito da leitura, a ação reflexiva, o desenvolvimento do senso crítico e do raciocínio lógico. Deixe claro, também, que a leitura, além de enriquecer o vocabulário, aprimora a escrita e proporciona momentos prazerosos e possibilita novas descobertas, gerando novos conhecimentos não apenas nas pesquisas escolares, mas, principalmente, na vida social.

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