Nas últimas décadas, principalmente a
partir do desenvolvimento das ideias construtivistas no processo de construção
do conhecimento, muito se tem escrito e falado da qualidade da leitura como
elemento indispensável ao processo de aprendizagem. Não basta ler; é essencial
que, além da decodificação do código da escrita, a leitura tenha significado
para o leitor, o que envolve outros processos, como compreensão e interpretação
do que está sendo lido, atribuindo-lhe sentido. Um leitor competente deve
reconhecer as palavras e seus significados, ser capaz de identificar e corrigir
erros gramaticais ou ortográficos, estar habilitado para sintetizar o conteúdo
do que lê discutindo com competência e identificando as ideias principais,
estabelecer conexões com ideias de outras fontes e, assim, chegar às
conclusões. Portanto, para ler com competência, é necessário saber transformar
as informações em conhecimento.
A leitura feita de forma significativa
nos permite internalizar informações de uma forma mais estruturada e adquirir a
capacidade de ver as coisas com novos sentidos, novas perspectivas,
constituindo-se, também, uma nova forma de apropriação da realidade na qual
estamos inseridos. Assim, independentemente do tipo de leitura que façamos,
seja de natureza informativa ou não, ela estabelece uma relação com o mundo
real, despertar-nos o imaginário e a criatividade, colocando-se como mediadora
entre as pessoas, facilitando a interação.
O primeiro passo para a realização de
uma boa leitura é procurar um local tranquilo, onde se possa concentrar no que se
está fazendo. Ao iniciar-se uma leitura, deve-se procurar selecionar as
palavras de cujos significados se tenha dúvidas e, posteriormente, recorrer ao
dicionário em busca daqueles que lhes deem maior sentido no contexto lido.
Deve-se identificar, também, a parte principal e a conclusão do autor e
verificar se concorda com o que foi lido. Para ler bem um livro científico, o
ideal é iniciar pela capa e pela folha de rosto, verificando se o título dá
pistas sobre a leitura que será realizada. Posteriormente, observar o nome do (a)
autor (a). Ele soa familiar? Outra característica importante para identificar o
conteúdo do livro é relacioná-lo com as referências bibliográficas. Além disso,
é importante prestar atenção no sumário, sabendo, assim, quais conteúdos serão
abordados.
Discutir com outras pessoas as ideias
abordadas na leitura pode ajudar a verificar se as conclusões tiradas estão corretas,
bem como apreender ideias diferentes. Se for uma leitura difícil, leia várias
vezes; isso permitirá compreender melhor o texto. Ao encontrar expressões
especializadas (de biologia, astronomia, química, por exemplo), deve-se
procurar conhecer e anotar o significado delas. Assim, além de enriquecer o
vocabulário, haverá uma correta interpretação da leitura.
Leituras de jornais, revistas,
histórias em quadrinhos e de livros de literatura podem ser realizadas de forma
mais descontraída, uma vez que esse tipo de leitura, normalmente, é utilizado
como forma de entretenimento. É importante atentar-se, no entanto, para a
compreensão das ideias principais abordadas naquilo que se está lendo. A
leitura de histórias em quadrinhos é muito importante para se aprender a relacionar
a imagem com a linguagem. As imagens servirão de dicas para que se compreenda o
que está sendo lido, bem como para ajudar a desenvolver o prazer pela leitura.
Professor:
compete a você incentivar nos alunos o hábito da leitura, a ação reflexiva, o
desenvolvimento do senso crítico e do raciocínio lógico. Deixe claro, também,
que a leitura, além de enriquecer o vocabulário, aprimora a escrita e
proporciona momentos prazerosos e possibilita novas descobertas, gerando novos
conhecimentos não apenas nas pesquisas escolares, mas, principalmente, na vida
social.
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