Em sala de aula, os textos
informativos constituem um dos recursos mais acessível, concreto e próximo da
realidade dos alunos. Ele é definido como aquele que “busca informar, produzir
alterações no nível de conhecimento do receptor” (PEREIRA, 1993, p. 10).
A compreensão do texto pode ser
entendida como um processo interativo que implica a construção do sentido do
texto. Quando o aluno faz a leitura de um texto, e apreende seu significado, as
conexões que estabelece podem contribuir para reavaliar suas ideias a respeito
do assunto. Desde os anos iniciais, deve ser proporcionado aos alunos o contato
com os mais variados tipos de textos informativos, a fim de incentivar a
leitura e propiciar a compreensão desses textos para o ensino de ciências:
É importante que o aluno possa ter acesso a uma
diversidade de textos informativos, pois cada um deles tem estrutura e
finalidade próprias. Trazem informações diferentes, e muitas vezes divergentes, sobre um mesmo assunto, além de requererem domínio
de diferentes
habilidades e conceitos para sua leitura (BRASIL,
1997, v.4, p. 124)
Para conhecer o assunto e a linguagem
empregada no texto, avaliando-lhes a adequação ou não aos alunos, é importante
que o professor leia o texto previamente, fazendo os ajustes necessários ao uso
da linguagem dele em sala de aula. Há textos cuja terminologia usada vem
desacompanhada de explicações e há textos em que os termos científicos
utilizados são explicados. No primeiro caso, é importante o conhecimento dos
conceitos relativos aos termos empregados. No segundo, as exigências de pré-requisitos
são menores para o domínio conceitual do leitor.
46 Livros infantojuvenis,
paradidáticos, artigos de jornais e revistas, gráficos e tabelas, folhetos
informativos de vacinação, lixo reciclável, cólera, Aids, bem como textos da
mídia informatizada, enriquecem o assunto em estudo e servem de fonte para a
coleta de diferentes informações sobre um mesmo assunto. Artigos de jornais e
revistas voltados para o público adulto, ao serem utilizados em sala de aula,
exigem cuidados especiais, como leitura pelo professor seguida de explicações
ou seleção de trechos, legendas das ilustrações para serem lidas pelos alunos.
Já os textos apropriados ao público infantil, depois de uma leitura prévia pelo
professor, podem ser lidos integralmente pelas crianças sob a orientação e
incentivo do mesmo. Essas práticas, seguidas de discussão em sala, além de
ampliar os conhecimentos dos alunos, desenvolvem habilidades essenciais à
formação de um leitor crítico e reflexivo. Portanto, cada texto escolhido tem uma
estrutura e finalidades próprias, exigindo diferentes habilidades.
Professor, assim, ao selecionar um texto para ser utilizado em sala de aula, é necessário que verifique:
• a adequação do texto ao tema em estudo, analisando se as informações contidas nele atendem às necessidades dos alunos;
• quais os conhecimentos são pré-requisitos para compreendê-lo e se os alunos os possuem;
• a qualidade das informações, observando se os conceitos abordados estão apresentados corretamente.
Textos organizados pelas autoras: Lízia
Maria Porto Ramos e Amélia Pereira Batista Porto. Fonte: Um olhar
comprometido com o ensino de ciências / Amélia
Porto, Lízia Ramos, Sheila Goulart. Belo Horizonte: Editora FAPI, 2009.
Sugestão de link sobre o assunto
Leitura de textos informativos feita pelo professor. Disponível em:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/leitura-textos-informativos-431555.shtml - Acesso em 29/04/2012.
Muito bom.
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